Apesar das penas da calopsita funcionar como isolante térmico, as aves também sentem frio e precisam de alguns cuidados especiais nesta época fria do ano.
Não colocar a gaiola em locais com corrente de ar, em sacadas com vento, sem sol, lugar úmido e muito próximo do chão ou parede gelada . NÃO coloque banheiras permanentes para banho na gaiola durante o inverno. Coloque 2x na semana a banheira e logo retire .
Durante a noite, tape a gaiola da ave com uma manta, mas deixe um espaço aberto para o ar entrar, de dia sempre que puder coloque a gaiola no sol, deixando um lugar da gaiola sem sol, para ela ficar e não torrar .
Não deixe as aves no quintal no inverno, principalmente no período da noite, momento no qual as aves devem ser colocadas dentro de casa.
A alimentação da calopsita nessa época fria ,deve ser bem elaborada, para garantir que a ave absorva o máximo de vitaminas e proteínas no organismo e assim ficará forte e saudável.
Mesmo no inverno os pássaros devem tomar banho. Coloque uma banheira com água no mínimo 2 x por semana, mas removê-la após o banho, para as aves não beber a água que ficou suja, contraindo vermes e bactérias nocivas a saúde de sua calopsita.